Postado em: 01/07/2013 às 15:41 hs.

Está Aberto Processo Seletivo para Graduandos do Curso de Administração (Bolsistas de Iniciação Científica)


 

Processo Seletivo para Graduandos do Curso de Administração

Bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Administração de Cataguases – FACAT

  

Edital: Administração-IC 01/2013   

 

Estão abertas, nos termos desse edital, no período de 01 de Julho a 15 de Agosto a inscrição para o processo seletivo de alunos voluntários para desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica. Poderão se inscrever alunos de graduação do curso de Administração regularmente matriculados, a partir do 2º ano do curso (ingresso em 2012 ou 2013), desde que o aluno corresponda às exigências deste edital. As inscrições deverão ser realizadas junto à Secretaria da Instituição. 

 

1. DA GRATIFICAÇÃO: 

Os alunos serão gratificados com horas acadêmicas (40 h por semestre + 8h por cada artigo publicado). 

 

2. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO: 

        I.            Ser aluno regularmente matriculado no curso de Administração;

      II.            Preencher a ficha de inscrição (Anexo I).

    III.            Apresentação de um projeto de pesquisa, conforme a formatação recomendada nesse edital (Anexo II).

    IV.            Cópia do Histórico Escolar do Curso (histórico sujo).

      V.            Entrega dos documentos (impressos) em envelope fechado e identificado à Secretaria da Instituição 

 

3. AVALIAÇÃO DA BANCA E JULGAMENTO 

O processo seletivo se dará em duas etapas, sendo cada etapa eliminatória:  

Etapa 1: Avaliação do Histórico Escolar de Graduação do aluno; 

Etapa 2: Entrevista com os membros da Comissão Científica de Avaliação.  

 

4. DA HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE 

4.1 Será habilitado um Candidato de acordo com as Linhas de Pesquisa dos docentes da Instituição de Ensino Facat.  

4.2 O Candidato deve corresponder às seguintes disposições: 

a) serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7 (sete) na avaliação geral, com pelo menos 2 (dois) membros da Banca Examinadora; 

b) os candidatos serão classificados em função da média geral das pontuações atribuídas pelos membros da Comissão Científica de Avaliação do Processo Seletivo (Banca Examinadora). 

c) no caso de empate nas médias, serão considerados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: 

i) tenha obtido a maior média geral no Projeto e na análise do Histórico Escolar da Graduação; e 

ii) tenha obtido a maior média geral na Entrevista. 

4.3 Haverá uma Lista de Classificação dos Candidatos por nota.   

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 

5.1 O prazo de validade deste processo será de um ano (12 meses), salvo aos candidatos que terão o prazo de término do curso inferior aos 12 meses de duração da bolsa previstos neste edital. Todavia, haverá uma avaliação após os seis primeiros meses das atividades do bolsista, conforme critérios do orientador e da comissão de avaliação das atividades de pesquisa. Para fins de renovação da bolsa, para os próximos seis meses ou meses de término do curso, serão avaliadas as atividades do bolsista e do orientador, mediante a análise do Relatório de Atividades (parcial/6 meses). 

5.2 Caso o bolsista não tenha a renovação de sua bolsa, seguirá a classificação dos candidatos desse processo seletivo. 

5.3 A inscrição implicará no conhecimento deste Edital e no compromisso de aceitação das condições contidas nele.  

6. DAS FUNÇÕES DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: 

        I.            Cabe ao aluno bolsista respeitar os prazos indicados pelo orientador a respeito do andamento de suas atividades de pesquisa e se dedicar às suas atividades científicas, como a participação em eventos científicos que ocorrem na região e, principalmente, e, necessariamente, apresentação da Pesquisa na SEMANA ACADÊMICA promovida pela FACAT no mês de setembro (de cada ano). 

      II.            O aluno deverá se dedicar às atividades de pesquisa equivalente a 8 (oito) horas semanais, sendo 1 (uma) hora semanal destinada ao encontro com o seu orientador. 

    III.            Deverá ser entregue um Relatório de Atividades recorrente da Pesquisa por semestre, tal como consta no Anexo III desse edital.  

 

7. DAS FUNÇÕES ATRIBUÍDAS AOS PROFESSORES ORIENTADORES: 

        I.            Cabe acompanhar e orientar os alunos nas suas atividades de reelaboração do projeto a ser desenvolvido pelo aluno, definir junto a ele o referencial teórico. 

      II.            Metodologia da pesquisa, coleta de dados, análise e conclusão da pesquisa. Cabe ainda incentivar a participação em eventos científicos da instituição e da região, bem como a publicação dos resultados da pesquisa e divulgação dos trabalhos em andamento, tanto na categoria painel/pôster como na categoria comunicação oral. 

    III.            Aos professores, cabe ainda, encontrar-se com o orientando uma vez por semana no período de uma hora semanal.

 

8. DO TÉRMINO DO PROJETO 

        I.            Cabe aos alunos bolsistas publicarem um Artigo Científico com seu orientador, sendo o aluno o Autor e seu Orientador o Co-Autor; 

      II.            A entrega do Artigo equivale à publicação do Resultado da Pesquisa; 

    III.            O Artigo Científico deverá ser entregue na forma Impressa com uma cópia em CD-Rom, em versão doc. (Word), respeitando as Normas da ABNT e as diretrizes da FATECE para os trabalhos acadêmicos (Normas disponíveis no site da Instituição no link ‘Monografias’); 

    IV.            O Artigo deve conter, no mínimo, 25 páginas no total e, no máximo, 35 páginas no total; 

 

8.1 Da não entrega do Artigo Científico com os Resultados da Pesquisa.

A NÃO ENTREGA do Artigo ao final do período de vigência da bolsa, incorrerá na DEVOLUÇÃO TOTAL das parcelas pagas referentes aos meses de concessão da bolsa.  

 

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 

A comissão examinadora do processo seletivo deverá fornecer os resultados até cinco dias úteis após o término do processo.  

Comissão Científica de Avaliação 

Prof. M. Sc. Wellerson David Viana (Professor e Coordenador)

Prof. M. Sc. Weslley de Paula Mello (Professor e Diretor)

Prof. M. Sc. Bruno Carlos Alves Pinheiro (Professor)

 

ANEXO I - Ficha de Inscrição

Edital Administração-IC 02.2014 - Processo Seletivo para as Atividades de Iniciaçã